Classificação das armas de fogo quanto à alma do cano


     Nesta postagem falarei sobre a “Alma do Cano” de uma arma de fogo. Trata-se de um tema bem conhecido que tentarei expô-lo de maneira bem simples.
     Alma do cano é o nome dado à parte oca localizada no interior do cano de uma arma. Normalmente vai desde a culatra até a boca do cano, tendo como principais funções a de resistir à pressão que é provocada pela combustão da pólvora e a de orientar o projétil. Esta orientação ocorre devido ao comprimento do cano, quanto maior o comprimento, maior será a estabilidade do projétil.
     Quando se diz que uma arma possui ALMA LISA estamos dizendo que o interior do cano é isento de raiamentos. Uma das armas mais conhecidas como alma lisa são as espingardas de caça. Nelas, quanto maior o comprimento do cano, maior será a concentração dos balins e, automaticamente, menor será a circunferência dos projéteis ao atingir o alvo.
     O cano de ALMA RAIADA, por sua vez, é o que possui sulcos helicoidais que estão dispostos no eixo longitudinal, forçando um movimento de rotação no projétil em torno do seu próprio eixo. A estabilidade provocada no projétil pela alma do cano, somada ao tamanho do cano, produzem um resultado melhor no que diz respeito à precisão do disparo. Esta conclusão se dá devido a existência de um trajeto maior para o projétil percorrer, aumentando assim a sua rotação e, automaticamente, sua velocidade. Este tipo de alma raiada é encontrado na maioria das armas existentes na atualidade no Brasil, como em revólveres, pistolas, carabinas, rifles, fuzis, submetralhadoras, metralhadoras, entre outras.


     Segundo Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (R- 105), Capítulo II, Art. 3º, Inciso LXXI, as raias são “sulcos feitos na parte interna (alma) dos canos ou tubos das armas de fogo, geralmente de forma helicoidal, que têm a finalidade de propiciar o movimento de rotação dos projéteis, ou granadas, que lhes garante estabilidade na trajetória”.
     Existem ainda, armas de ALMA MISTA ou COMBINADA. Estas apresentam mais de um cano, sendo um de alma lisa e outro de alma raiada. Os canos neste caso podem ser sobrepostos ou paralelos com uma combinação de calibres. Um exemplo de arma de alma mista é a Espingarda Rossi Apache fabricada após 1953, onde o cano superior era calibre .22L.R. de alma raiada e o cano inferior calibre 36 ou 40 com alma lisa.