Classificação das armas de fogo quanto ao sistema de carregamento e de funcionamento

VOLTAR


Sistema de carregamento


     Para a classificação do Sistema de Carregamento temos dois sistemas principais, as armas de Antecarga e as armas de Retrocarga. Sendo assim, quando uma arma de fogo é preparada para o disparo, ou seja, quando a carga detonante e os projéteis são colocados pela boca do cano, classificamos estas armas de antecarga.
     Da mesma forma quando a munição é inserida na arma pela câmara, ou seja, carregada pela parte de trás da arma, extremidade da culatra, chamamos estas de armas de retrocarga. Nesta última, consideramos a utilização de cartuchos de munição para seu funcionamento, diferente das armas de antecarga que cada componente deve ser colocado pelo atirador.

Sistema de funcionamento


     O sistema de funcionamento pode ser dividido basicamente em quatro tipos: tiro unitário, repetição, semiautomático e o automático. As armas classificadas como de tiro unitário são as que disparam apenas um tiro, sendo necessário após cada disparo a ação do atirador para realizar a recarga e a realimentação da arma. Temos como exemplo deste sistema vários modelos de espingardas de caça.
     Armas com sistema de funcionamento por repetição são as que possuem a capacidade de disparar mais de uma vez sem que seja necessário recarregar. Isto é, após cada disparo a ação do atirador está em realimentar a arma, sendo esta ação a de acionar o mecanismo da arma para que a munição, que se encontra em um carregador, tambor ou receptáculo (tubo) fique pronta para novo disparo.
     Armas com sistema de funcionamento semiautomático são as que, semelhante às de repetição, possuem munição em um carregador, tambor ou receptáculo (tubo) pronto para realimentar a arma. Contudo, diferente das de repetição, as semiautomáticas necessitam apenas da ação da tecla do gatilho para que ela, por ação mecânica própria, insira nova munição, ou seja, cada vez que o atirador esmaga a tecla do gatilho e ocorre o disparo, a própria arma extrai o estojo vazio, ejeta este e realimenta com novo cartucho de munição ficando pronta para novo disparo.
     Diferente do sistema semiautomático, o sistema automático não necessita de diversos esmagamentos da tecla do gatilho. Neste sistema basta um esmagamento e enquanto esta tecla estiver pressionada, a arma realiza todo o processo de disparo, extração, ejeção, realimentação e novo disparo. Isso ocorre até que existir munição em seu carregador ou similares, ou até que cesse a pressão sobre a tecla do gatilho.
     Por fim, basta lembrar que tanto nas armas semiautomáticas como nas automáticas todo o mecanismo de extração, ejeção e realimentação ocorre pelo reaproveitamento dos gases gerados pela queima da pólvora após cada disparo.