Classificação das armas de fogo quanto à quantidade e disposição do cano, e sistema de percussão

VOLTAR

Quantidade e disposição dos canos


    As armas de fogo podem ser classificadas de diversas formas observando suas particularidades. Dentre tantas possibilidades, uma das formas mais comuns de classificação se dá em relação à quantidade de canos e sua disposição.
    Com relação à quantidade de canos, as mais comuns são as armas com um cano chamadas de armas de cano simples, e ainda as de dois canos chamadas de armas de cano duplo. Para este caso especificamente, das armas de cano duplo, a disposição normalmente encontrada são com canos paralelos e com canos sobrepostos.
        Destaco que a classificação acima descrita é a forma mais comum que encontramos nos dias atuais. Se observarmos a evolução das armas de fogo e a criatividade do ser humano vamos encontrar armas com a mais variada quantidade de disposição de canos, não se limitando apenas a um ou dois canos.

Sistema de percussão



      Para classificar as atuais armas quanto ao sistema de percussão devemos realizar em primeiro lugar uma divisão entre armas de percussão extrínseca e as intrínsecas. No primeiro caso, as armas com sistema de percussão extrínseca são as que possuem a espoleta separada da carga de pólvora e do projétil, sendo pouco utilizada nos dias atuais. Com o passar dos tempos surgiu o que conhecemos por cartucho de munição e junto com este o sistema de percussão intrínseco, onde a espoleta é parte do cartucho de munição.

    Para as armas de percussão intrínseca, existe uma outra divisão, as que possuem percussão circular ou radial e as que possuem percussão central. Para os cartuchos de fogo circular a mistura iniciadora encontra-se na orla do estojo sem a existência de uma espoleta. Já nos cartuchos de fogo central existe uma espoleta contendo a mistura iniciadora. Tendo estes conceitos claros podemos classificar as armas de fogo como armas de percussão extrínseca, intrínseca circular e intrínseca central.

        Não apenas nos limitando a estes sistemas de percussão acima citados, ainda podemos classificar as armas de fogo com base no mecanismo. As armas que possuem o percussor montado no cão, ou possuem o percussor como uma extensão do cão chamamos de armas de percussão direta. Já as armas que possuem o percussor independente do cão, normalmente alojado dentro de sua estrutura, o qual sofre apenas o impacto deste cão ou do martelo da arma, chamamos de armas de percussão indireta.