Fundamentos do tiro


    Quando possuímos uma arma de fogo e queremos utilizá-la, tanto para nosso lazer, como para nossa defesa ou trabalho, o objetivo principal é fazer uso desta com a maior segurança e eficiência possível, a fim de evitar problemas indesejados. Um disparo mal efetuado ou fora de nosso alvo pode se tornar um grande problema com consequências terríveis para o resto de nossa vida. Em vista deste argumento é que o usuário da arma de fogo deve realizar exercícios periódicos para que, no momento do efetivo emprego da arma de fogo, o faça de forma eficaz, resolvendo o problema ao invés de agravá-lo ou criar outro.
   Os fundamentos do tiro são elementos que colaboram para que o resultado seja o esperado. São cinco os principais fundamentos do tiro: a base, a empunhadura, a visada, o esmagamento da tecla do gatilho e a respiração. Quatro são os mais aplicados na maioria dos tipos de disparo, sendo um deles, a respiração, aplicado quando da realização do tiro de precisão. Detalharemos agora cada um dos fundamentos citados anteriormente:
   A Base para o tiro pode ser ensinada e realizada de diversas maneiras: de pé, sentado, ajoelhado, deitado, caminhando, protegido, isósceles, weaver, weaver modificada, entre outras. Cada tipo de tiro praticado pode exigir uma base diferente. Contudo, o importante é que esta base proporcione uma posição confortável e segura. Destaca-se que, além disso, a base deve proporcionar a possibilidade de alterar a posição, assim como se deslocar ou se proteger de forma rápida. Uma boa base é o primeiro ponto a se observar para um tiro preciso.
   A Empunhadura da Arma é o segundo fundamento importante. As armas geralmente possuem cabos diferentes, dependendo da marca ou modelo. Algumas até se assemelham, mas sempre encontraremos uma infinidade de formatos de empunhadura. Por esse motivo, a mão do atirador deve sempre estar bem encaixada e firme no cabo ou empunhadura da arma. Uma empunhadura firme não quer dizer que esta deve ser realizada com força, pois se for empregada de maneira demasiada na empunhadura a arma poderá tremer e nosso alvo poderá não ser atingido. Importante é que o atirador empunhe a arma com sua “mão forte”. Se destro com a direita, se canhoto com a esquerda. A mão contrária à empunhadura, chamada por muitos de mão fraca ou mão de apoio, deve ser usada apenas para melhorar o tiro e para auxiliar quando necessário, seja no momento da recarga, ao para abrir uma porta, remover um obstáculo, solucionar uma pane, entre outras inúmeras possibilidades. Importante destacar que a arma é desenvolvida para ser utilizada apenas com uma das mãos. A empunhadura dupla que usamos é apenas um aperfeiçoamento que, quando aplicado, melhora o resultado de nosso tiro. Por esse motivo, embora tenhamos uma “mão forte” e outra de apoio, devemos sempre treinar com ambas, tanto na empunhadura dupla quanto na empunhadura simples, realizada com uma das mãos. Destaco que quanto mais treinarmos nossa empunhadura, seja ela dupla ou simples, com mão forte ou fraca, mais estaremos preparados para algum imprevisto que venha a ocorrer.
   A Visada, ou “alça e massa”, como alguns chamam, é o terceiro fundamento do tiro. Esta pode ser realizada com um ou dois olhos abertos. Se pensarmos o tiro como de precisão, devemos utilizar apenas um dos olhos abertos. Em qualquer outra forma de tiro devemos utilizar os dois olhos abertos. O primeiro passo é descobrir qual o nosso olho diretor, ou seja, qual determina o foco principal de nossa visão. Posteriormente devemos começar a treinar apenas com este olho aberto, e evoluir para o tiro com os dois olhos abertos. Esta evolução possibilitará realizarmos uma visão periférica, podendo observar tudo o que ocorre ao nosso redor em um ângulo de 180 graus. Neste terceiro fundamento é importante salientar a necessidade de ocorrer um alinhamento entre o olho, a alça de mira, a massa de mira e o alvo. Porém, como não podemos manter o foco de nossa visão em todos estes elementos, devemos priorizar o foco na massa de mira de nossa arma (exceto para o tiro de precisão).
    O Esmagamento da tecla do gatilho, embora pareça uma ação simples de realizar, é tão importante quanto qualquer outro fundamento. Pressão moderada e constante é o segredo para um bom tiro. A velocidade no esmagar o gatilho é consequência de treinos.
   Por fim, temos a Respiração. Este quinto fundamento deve ser realizado de duas formas. Quando o tiro é realizado com o objetivo de precisão (sniper), a respiração deve provocar a diminuição de nosso batimento cardíaco no momento do disparo, gerando maior estabilidade no tiro. Já para os tiros defensivos, a respiração deve se manter a mais próxima da normalidade.
   Temos acima cinco fundamentos que, se observados e praticados de forma correta, nos levarão certamente a um resultado esperado quando da real necessidade de aplicar a arma de fogo.