Calibre


Tipos de Calibre



   Para entender o que é denominado como calibre devemos ter em mente três conceitos principais, sendo:

* Calibre do Projétil – é a medida do diâmetro interno do cano da arma tomado entre duas raias, ou seja, como citado no Decreto nº 3.665 (R- 105), de 2000, entre dois “sulcos feitos na parte interna (alma) dos canos ou tubos das armas de fogo, geralmente de forma helicoidal”;
* Calibre Real – é a medida do diâmetro interno do cano obtida entre dois cheios, ou seja, entre duas partes mais elevadas das raias quando estas em número par, ou entre um cheio e uma raia quando em número ímpar;
* Calibre Nominal – É o que difere armas e munições com mesma medida de cano ou câmara, mas com características diferentes.

O Calibre de Munição

   Entende-se calibre de munição como sendo o diâmetro do projétil, isto é, a medida do projétil que coincide com o diâmetro interno da alma do cano de uma arma de fogo. Para o Decreto nº 3.665 de 2000 (R- 105), o calibre é a “medida do diâmetro externo de um projétil sem cinta; dimensão usada para definir ou caracterizar um tipo de munição ou de arma”.
   Para denominar a medida do calibre temos normalmente as medidas expressas em polegadas, centésimos de polegadas ou em milímetros, dependendo do tipo de arma e o sistema de nomenclatura adotado, sendo três os principais, o sistema Europeu, o Inglês e o Norte-Americano também chamado de sistema de nomenclatura Misto.
    O sistema de nomenclatura Europeu é o que utiliza o sistema métrico decimal para denominar o calibre. Este usa dois números separados por um “x” para definir a munição. O primeiro número indica o calibre do projétil e o segundo o comprimento do estojo, lembrando que ambas as medidas, neste caso, estão expressas em milímetros. Podemos ter como exemplo a munição 7,62x51mm, onde o diâmetro do projétil mede 7,62 mm e o estojo possui um comprimento de 51 mm. Destaca-se que este calibre foi desenvolvido entre os anos de 1940 e 1950 pelo exército americano. Posteriormente foi adotado seu uso pela OTAN e por muitos outros países.
     O sistema de nomenclatura Inglês foi baseado no sistema de medida imperial utilizando como medida os décimos, centésimos e milésimos de polegadas. Sendo assim as frações de polegada são representadas por um ponto seguido do respectivo valor. Temos como exemplo o calibre .50 onde representa que o diâmetro do projétil possui cinquenta centésimos de polegada. Outro exemplo para este sistema é o calibre 7,62 citado anteriormente, contudo denominado como calibre .308 Winchester, ou seja, trezentos e oito milésimos de polegada. Para complementar cito que a esta denominação .308 Winchester foi data pela própria Winchester em 1954 para lançamento da munição 7,62x51mm no o mercado civil.
   O sistema de nomenclatura Norte-Americano também pode ser conhecido como sistema de nomenclatura Misto, isso por se assemelhar ao inglês possuindo características especiais. Para entender melhor precisamos voltar um pouco no tempo. No início, as munições eram identificadas pelos EUA por três números. Cada número era separado por um “hífen” e possuindo um significado. O primeiro número significava o calibre da munição em décimos de polegada, o segundo o peso da carga de pólvora negra em grains, e por fim o terceiro, este opcional e nem sempre utilizado, era o peso do projétil também em grains. Exemplo o calibre .45-70-405.
     Com o evoluir do tempo houve uma alteração neste sistema quando as munições deixaram de utilizar a pólvora negra, substituída por outra pólvora de maior poder, menor índice de fumaça e menos tóxicas. Sendo assim a maioria das empresas fabricantes de munição que utilizavam este sistema deixou de colocar esta informação.
    Algumas munições que utilizam esta forma de determinar o calibre incluem dois números nas denominações para referir-se ao ano da em que adotaram este sistema de nomenclatura. Exemplos o calibre .30-03 Springfield, o primeiro é o calibre e o segundo número refere-se ao ano da adoção, 1903.
    Para concluir sobre este sistema Norte-Americano temos outra forma de denominação, a que inclui dois números separados por “hífen” onde o primeiro é o calibre e o segundo significa que esta munição é resultante da adaptação de um invólucro da munição de calibre diferente. Exemplo a munição .30-338, onde o primeiro número refere-se ao o calibre .30 e o segundo que esta munição é resultante da adaptação de um invólucro da munição de calibre .338. Isto é, adaptou-se um estojo da munição .338 a um projétil de calibre .30.

   Os sistemas de nomenclatura acima descritos servem para a maioria das armas que existem atualmente, porém há outras armas que utilizam forma diversa destas para determinar seu calibre. Para as espingardas, ou seja, arma longa de alma lisa que utiliza cartuchos de projéteis múltiplos ou de caça, o conceito de calibre é diferente, pois o calibre corresponde ao número de esferas possíveis de serem obtidas com a utilização de 1 libra (453,6 g) de chumbo.
    Sendo assim, a forma de se obter o “calibre 12” é a seguinte: converte-se 1 libra de chumbo puro em 12 esferas de igual peso e diâmetro, que será de aproximadamente 0,730 polegada de diâmetro, ou seja, 18,5 mm. Uma dessas 12 esferas semelhantes é encaixada num determinado cano, sendo o cano de calibre 12, ou calibre 12 GA (GA – Gauge em homenagem ao desenvolvedor do sistema). Isto é, o cano que possuir diâmetro interno igual ao diâmetro da esfera será considerado de “calibre 12”.
     Da mesma forma procede-se com os demais calibres, exceto para o calibre 36 e para o calibre 40. Para o calibre 36, conhecido como calibre 410, especialmente fora do Brasil, a medida do calibre é dada pela medida de 410 milésimos de polegada (10,4 mm) obtida da boca do cano da arma. O calibre 40, chamado também de 9,1, é denominado devido à medida da boca do cano da arma, ou seja, seu calibre real. chamado de calibre 9,1 uma vez que esta é a medida da boca do cano da arma, ou seja, seu calibre real.
     No Brasil, assim como na Europa e América Latina os calibres mais comuns para estas armas são o 12, 16, 20, 24, 28, 32 e 36. Nos Estados Unidos e Canadá o calibre 10 é bastante utilizado enquanto o calibre 24 e o calibre 32 são pouco conhecidos.
    Simplificando, segue a seguir a medida aproximada do diâmetro interno do cano das armas de alma lisa e seus respectivos calibres:

Calibre 12 – entre 18,2 e 18,6 mm;
Calibre 16 – entre 16,8 e 17,2 mm;
Calibre 24 – entre 14,7 e 15,1 mm;
Calibre 28 – entre 14,0 e 14,4 mm;
Calibre 32 – entre 12,75 e 13,15 mm;
Calibre 36 (410) – 10,414 mm.