John Moses Browning


     Filho de Johnatan Browning e de Elizabeth Clark, John M. Browning nasceu no dia 23 de janeiro de 1855 na cidade de Ogden, Estado de Utah, nos Estados Unidos. Desde criança começou a trabalhar com seu pai na oficina/loja de armas da família. Uma das armas elaborada a partir de um de seus primeiros projetos, uma carabina monotiro, foi vendida para um “vendedor de praça” (prática comum para a época) da Winchester Repeating Arms. O vendedor apresentou essa arma para o então presidente da Winchester que, constatando a alta qualidade, decidiu propor uma parceria entre a referida empresa e a “oficina” Browning, dirigida por John Moses e seu irmão Mathew. Essa parceria teve como objetivo evitar uma concorrência, sendo que tal parceria rendeu mais de 20 projetos para a Winchester.
     Além de desenhar vários projetos para sua própria empresa, a Browning, John Moses desenhou projetos para Winchester, Remington, Savage, FN (Fabrique Nationale d’ Armes de Guerre) e Colt. Durante sua vida obteve aproximadamente 128 patentes, tendo sido a primeira com 24 anos de idade, motivo pelo qual ficou conhecido como um dos nomes mais importantes do mundo das armas, sendo caracterizado de inúmeras formas: reparador, armeiro, projetista, fabricante, vendedor e inventor.
     Browning faleceu em 26 de novembro de 1926 na cidade de Liège, na Bélgica, em decorrência de um ataque cardíaco enquanto estava no escritório de seu filho Val Browning na empresa FN (Fabrique Nationale d’ Armes de Guerre).



Alguns projetos de Browning:


· Espingarda Browning modelo Auto-5 / espingarda Remington modelo 11; 
· Fuzil automático Browning modelo BAR (Browning Automatic Rifle) M1918; 
· Metralhadora Browning .50 modelo 2HB (Heavy Barrel); 
· Pistola Colt modelo M1911; 
· Pistola FN modelo HP (High Power) 35; 
· Rifle Winchester modelo 1887.

John Moses Browning com a Espingarda Auto-5
Fonte: http://www.m1911.org/images/jmbrown1.jpg. Acessado em 09/06/2014.
Fonte:

CASTRO, Iñigo (adm.); PERALES, Francisco (adm.). Coleção Armas ligeiras de fogo. Rio de Janeiro: Edições del Prado, p. 485-492, 1997.

SALMERON, Juan Fernandes (dir.). Armas de fogo ligeiras, esportivas e militares. Rio de Janeiro: Editora Século Futuro Ltda, p. 77-80, volume 5.

TENDLER, Lincoln. Revista Magnun Edição comemorativa – 100 anos do modelo 1911. São Paulo: Sicurezza Editora Ltda, Edição especial 45, 2011.