Pistola Colt 1911


     Em 1899, no combate contra os Moros, denominado Campanha das Filipinas, os soldados da cavalaria dos Estados Unidos depararam-se com a seguinte situação: os inimigos continuavam avançando mesmo com diversos disparos do calibre 38 Long Colt pelo corpo. Diante deste fato o Ministério da Guerra dos Esta­dos Unidos decidiu nomear uma comissão (Comitê de Ordenança) para estabelecer qual seria o calibre ideal para os soldados, quanto ao quesito “stopping power”. Para os estudos da época, o “stopping power” era relacionado com a superfície da ponta do projétil, ou seja, observavam apenas a massa e não a velocidade. Como sabemos atualmente, apenas a massa do projétil não é o que define o melhor “stopping power”. Os membros desta comissão, capitão John Thompson e o major Thomas La Garde, sugeriram o calibre utilizado no “Colt Single Action” (calibre 45), o qual foi então adotado.
     Nesse ponto da história temos que observar algo muito importante. Em 20 de abril de 1897 John Moses Browning cedeu para a Colt a patente de uma pistola semi automática. Essa patente foi utilizada pela Colt para a fabricação do modelo 1902, no calibre 38 ACP, e no modelo 1905, no calibre 45. Com esse último modelo a Colt participou de um concurso onde o objetivo era encontrar uma pistola semi automática calibre 45 confiável. Dentre as marcas que participaram estava a Luger, a Bergmann, a Savage, a Webley-Fosbery, entre outras. Ao terminar os testes apenas duas pistolas foram recomendadas para serem usadas pela cavalaria americana: a Savage e a Colt. Contudo, quando colocadas em uso, o resultado foi decepcionante. Isso fez com que os velhos revólveres fossem novamente adotados como arma dos soldados. Dessa forma podemos entender o motivo que fez os EUA demorar para abandonar os revólveres. Em 1910 foi realizado um novo concurso desafiando o revólver Colt New Service 1909, onde além da Savage, modelo 1907, também participou a nova pistola a Colt 1905 com melhoras realizadas por Browning, tendo maior robustez, reforço na biela posterior e a biela frontal suprimida.
     O novo teste tinha como objetivo disparar 6.000 cartuchos em 60 séries de 100 disparos cada, sendo que a cada série possuia 5 minutos de intervalo, e a cada 1.000 disparos era realizada uma limpeza. O resultado foi o seguinte: o revólver teve 1 incidente; a Savage 43 incidentes; a nova Colt apenas 12 incidentes de tiro. Mesmo após esse teste o revólver permaneceu como arma oficial. Sendo assim, Browning, com a ajuda de um funcionário da Colt de nome Frederick Moore, voltou a trabalhar em seu projeto buscando novas melhoras. No ano de 1911 novos testes colocaram à prova essas armas melhoradas. A Savage, após 6.000 disparos, sofreu grande desgaste e teve 31 incidentes. Já a melhorada Colt não mostrou desgastes graves, sendo que o mais interessante foi que não apresentou nenhum incidente. Além de passar por esse teste, na ocasião também precisou disparar cartuchos deformados, ser emerguida em solução ácida para obter ferrugem e ainda enterrada em areia e lama para posteriormente serem efetuados novos testes. Para o espanto de todos (talvez não para Browning), a Colt superou todos os testes que lhe foram impostos.
     Não houve mais dúvidas! No mesmo ano o Departamento de Guerra dos Estados Unidos adotou a pistola Colt, batizando a mesma de “Automatic Pistol cal. 45 model 1911”. Estava consolidada a incrível pistola Colt 1911, a mais imitada do mundo. Embora uma ótima pistola, recebeu melhoras em 1926, sendo oficialmente conhecida como “Colt M 1911 A1 Government Model”. Atualmente encontramos no Museu Browning em Ogden, Utah, Estados Unidos, um dos exemplares protótipos da Colt 1911 avaliada em aproximadamente um milhão de dólares. Destacamos que dos seis protótipos dessa arma, não se sabe o paradeiro de quatro.
     Outro exemplo da grandiosidade da obra de John Moses Browning é a presença dessa arma ou de cópias em diversos filmes tais como: “Fomos heróis” (We Were Soldiers), de 2002, utilizada por Mel Gibson e Sam Elliot; “Inimigo do Estado (Enemy of the State), de 1998, utilizada por Gene Hackman; “Machete”, de 2010, utilizada por Robert De Niro; “Triplo X 2 – estado de emergência” (XXX State of the union), utilizada por Samuel L. Jackson; entre outros.

Fonte: Enciclopédia Armas ligeiras de fogo, volume 7, páginas 488 e 489.

Confira: http://www.sightm1911.com/1911Production.htm

Fonte:



CASTRO, Iñigo (adm.); PERALES, Francisco (adm.). Colt 1911 a mais imitada do mundo. Coleção Armas ligeiras de fogo. Rio de Janeiro: Edições del Prado, p. 485-492, 1997.

TENDLER, Lincoln. Revista Magnun Edição comemorativa – 100 anos do modelo 1911. São Paulo: Sicurezza Editora Ltda, Edição especial 45, 2011.