Pistolas Glock


   Em 1963 o engenheiro Gaston Glock fundou na cidade de Deutsch-Wagram, na Áustria, uma fábrica especializada na produção de peças metálicas e plásticas. Após 1970 dentre os itens produzidos estavam peças de cutelaria e acessórios para uso das forças militares. Em 1980 as forças armadas austríacas decidiram realizar testes para substituir as atuais pistolas que portavam por pistolas que atendessem alguns pré-requisitos, tais como: 

* Calibre 9 mm parabellum (9 x 19mm);
* Capacidade de pelo menos oito cartuchos de munição;
* Ser ambidestra;
* Poder ser desmontada sem nenhuma ferramenta;
* Ter menos de 58 peças;
* Poder ser realizada a manutenção sem maiores ajustes;
* Disparar 10.000 tiros com no máximo 20 falhas (0,2%).

   Diante de tal necessidade e, mesmo não sendo o seguimento da fábrica de Gaston Glock, este foi procurado para desenvolver e apresentar tal produto. Gaston Glock aceitou o desafio e começou a pesquisar diversos seguimentos civis e militares para chegar à arma ideal. Adquiriu armas da Beretta, Sig Sauer, CZ e Walther para poder estudar o mecanismo de funcionamento destas que estavam entre as melhores pistolas da época. Ao mesmo tempo pesquisou as patentes das armas curtas para escolher o que poderia ser usado para desenvolver seu projeto.
   Ainda em 1980 se reuniu com especialistas na área de armamento solicitando a estes que descrevessem qual seria a pistola ideal. Siegfried F. Hubner, Richard Silvestri e Friedrich Dechant, descreveram a pistola do futuro com as seguintes características:

* Sem travas externas;
* Peso inferior a 800g totalmente carregada;
* Peso do gatilho entre 1,5 e 5 kg;
* Largura de 30 a 50 mm;
* Gatilho de 10 mm de comprimento;
* Ter menos de 40 peças;
* Fácil manutenção e reparação;
* Disparar o calibre 9 mm parabellum com segurança;
* Resistência e segurança nas quedas de 2 metros evitando disparos acidentais;
* Resistente à ferrugem;
* Com carregador cônico para facilitar a introdução na arma.

   Com relação ao ângulo da empunhadura os especialistas descreveram uma arma que pudesse ser disparada com visada instintiva, sem ser realizada a “mira” no alvo. Glock foi mais além e procurou saber qual era a empunhadura ideal para realizar disparos com os dois olhos fechados. A conclusão obtida foi de um ângulo de 22º, este revisto posteriormente e corrigido para 21,5º de inclinação.
   Além das características citadas, para estes especialistas a arma deveria disparar 1.000 tiros com tolerância de uma falha (0,1%) após passar por condições extremas de neve, gelo, areia e poeira.
   Com base na descrição da arma perfeita descrita pelos especialistas, e após portar por duas semanas uma Walther P38 e descobrir que a trava externa era uma desvantagem na arma, Gaston Glock desenhou e produziu várias armas até chegar ao que realmente queria e atendia as exigências dos especialistas e principalmente das forças militares.
   Após 18 meses aproximadamente de desenvolvimento, em 1982 a arma Glock G17 (nome dado devido a esta ter sido a 17ª patente registrada da arma) foi enviada ao exército da Áustria que por sua vez realizou seus testes. Nestes testes a Glock G17 disparou 10.000 tiros num período de 5 horas falhando uma vez apenas na ejeção de um estojo percutido e deflagrado. Não contentes com o resultado, expuseram a arma em água salgada, lama e temperatura de 24ºC negativos, entre outros testes de resistência. Em todos a Glock obteve aprovação.
   Em 1983 a Pistola Glock G17 se tornou a arma oficial do exército da Áustria, expandindo sua marca posteriormente para outros países e se tornando um verdadeiro sucesso.
   As principais características das pistolas Glock são:

* Confiabilidade;
* Simplicidade; 
* Peso reduzido;
* Resistência - fabricada de polímero e aço carbono com acabamento teniferizado (tratamento termoquímico) que aumenta a resistência do metal à ferrugem;
* Ausência de trava externa;
* Sistema safe-action patenteado pela Glock, também conhecido como sistema de ação segura com percussor pré-engatilhado onde um conjunto de 3 travas são liberadas com o acionamento do gatilho.


http://eu.glock.com/downloads/Poster-10.pdf - acessado em 25 de março de 2015.

Fontes de Pesquisa:

http://www.atirando.com.br/glock-historia - acessado em 25 de março de 2015.
http://nobrega.com.br/glock-g25-e-g28-a-glock-feita-para-o-cidadao-brasileiro/ - acessado em 25 de março de 2015.
http://firearmsbrasil.com.br/historia-das-armas/glock/ - acessado em 25 de março de 2015.
http://desciclopedia.org/wiki/Pistolas_Glock - acessado em 25 de março de 2015.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glock - acessado em 25 de março de 2015.