Quadro para análise de tiro - Armas Curtas


Em 1977 a revista “O Tiro” publicou um quadro para análise de tiro de arma curta. Neste quadro observa-se a provável causa de erros cometidos durante a execução dos disparos, principalmente quando realizados por iniciantes no tiro. O quadro não representa uma regra, mas sim uma provável causa, sendo necessária a avaliação por parte de um instrutor de armamento e tiro. Ainda é importante lembrar que o quadro abaixo está analisando o disparo realizado por atiradores destros, sendo assim, para atiradores canhotos é necessária a inversão horizontal dos erros.

Quebrando o pulso para cima: provocado normalmente pelo nervosismo. Neste erro o atirador antecipa o disparo projetando-o para cima, uma vez que não realiza de forma correta o alinhamento vertical da alça e da massa da arma no alvo.
A solução para este erro é manter a calma e visualizar a alça alinhada à massa durante todo o esmagamento da tecla do gatilho.

Empunhando a arma com muita força no cabo: neste caso o atirador está pressionando com muita força sua “mão forte”, ou seja, a mão principal que empunha a arma. Para resolver este problema o atirador deve entender que é necessário manter uma pressão uniforme durante todo o disparo, evitando alternância de força na empunhadura.

Inclinação da arma: este erro normalmente ocorre por dois motivos principais: o primeiro motivo devido ao excesso de pressão do polegar sobre a lateral da arma; o segundo motivo pelo fato do atirador colocar pouco dedo no gatilho, ou seja, quando o atirador pressiona a tecla do gatilho apenas com a ponta do dedo, podendo provocar a inclinação da arma. Resolvem-se estes erros observando o posicionamento correto do dedo no gatilho e relaxando a pressão do polegar, fazendo esta pressão ser equivalente a pressão gerada pelo indicador localizado no lado oposto.

Estrangulamento: quando o atirador empunha sua arma com excesso de força provavelmente provocará um disparo para baixo e para a direita. Neste caso o atirador deverá entender que a empunhadura de uma arma não deve ser realizada com força e sim com firmeza. A arma deve estar firme e não estrangulada pela mão do atirador.

Quebrando o pulso para baixo ou relaxando antes da hora: assim como o primeiro erro citado, este também é provocado geralmente pelo nervosismo do atirador ou pela ausência de “alça e massa”. No primeiro caso, o atirador quer se livrar dos disparos tentando compensar o recuo da arma com a inclinação da arma para baixo. Importante destacar que no momento que o recuo ocorre o projétil já saiu da boca do cano, ou seja, o recuo não afeta o direcionamento do disparo. Já no segundo caso, o atirador não mantém o alinhamento vertical da “visada” no alvo durante o esmagamento da tecla do gatilho. A solução para este erro, assim como o primeiro citado, é manter a calma e visualizar a alça alinhada à massa durante todo o esmagamento da tecla do gatilho.

Gatilhada: quando o atirador pressiona de maneira errada a tecla do gatilho, ou seja, sem aplicar uma pressão constante, este provoca a gatilhada, forçando involuntariamente a arma para frente e para baixo. Para resolver este erro o atirador deve aplicar uma força constante e moderada na tecla do gatilho, principalmente quando se está aprendendo a atirar, pois com o passar do tempo e com treinos o atirador será capaz de acionar a tecla com velocidade e força constante.

Dedo no gatilho: este erro normalmente ocorre porque o atirador não posiciona de forma correta seu dedo sobre o gatilho, colocando o mesmo em demasia. Para tal erro basta corrigir a posição do dedo na tecla do gatilho.

Antecipação do recuo: neste caso o atirador ao esperar o disparo, ou seja, o recuo que ocorrerá, projeta a arma para cima antecipando este recuo. A solução principal para este problema é o atirador tentar deixar o disparo surpreendê-lo, sem querer adivinhar o momento em que ocorrerá. Querer adivinhar o momento do disparo ou querer antecipar este ou seus efeitos é uma das principais causas do disparo não ocorrer de forma correta.

Importante observar que tanto para o problema da inclinação da arma quanto para o problema do dedo no gatilho, dependendo de cada atirador e da arma utilizada, a posição do dedo mais para dentro ou mais para fora do “guarda-mato” da arma pode ser o contrário do citado acima. Por esse motivo é que se recomenda novamente a presença de um instrutor de armamento e tiro para realizar a correção dos problemas.