Regras de segurança


Regras de Segurança

   As regras de segurança estão entre os assuntos mais importantes para qualquer pessoa que deseja ter ou manusear uma arma de fogo com segurança.

Regra 1 - NUNCA, em nenhuma hipótese, aponte uma arma, municiada ou não, para alguém caso não tenha de fato intenção de usá-la;

Regra 2 - Tenha certeza do seu alvo;

Regra 3 - Trate SEMPRE todas as armas como se elas estivessem municiadas;

Regra 4 - Conheça o funcionamento de sua arma;

Regra 5 - Mantenha SEMPRE O DEDO FORA DO GATILHO, até o momento em que de fato tome a decisão de atirar.

   Podemos observar que, nestas cinco primeiras regras de segurança, temos a solução para muitos problemas que podem ocorrer com quem usa uma arma de fogo.
  Uma vez que mantemos o controle do cano de nossa arma, não apontando para alvos indesejados, não teremos adversidades caso ocorra uma falha qualquer que provoque o disparo da arma que estamos manuseando. Mesmo a arma estando descarregada, devemos tratar esta como se sempre estivesse carregada, para que no momento em que de fato estiver, não sejamos nós os causadores de um inconveniente muitas vezes irreversível. O controle do cano envolve o desejo de acertar determinado alvo, ou seja, devemos ter de forma clara em nossa mente o alvo que desejamos atingir.
   Para saber como funciona uma arma são necessários conhecimentos específicos que não se adquirem observando pessoas manuseando ou lendo textos sobre o assunto. Conhecer o funcionamento de uma arma significa aprender a manusear a arma com pessoas qualificadas para posteriormente treinar o tiro.
  Por fim, manter o dedo fora do gatilho até o momento da decisão do disparo é o fator determinante entre o tiro bem dado e um tiro indesejado. É a ação do dedo que aciona o gatilho e provoca esta situação irreversível. Mesmo quando estamos nos deslocando com uma arma “em punho”, devemos manter o dedo fora do gatilho. Qualquer fato que ocorra quando estamos em deslocamento pode ocasionar um movimento involuntário da nossa mão, consequentemente do nosso dedo, o que causaria o acionamento do gatilho sem termos a intenção.
   Basicamente, temos nestas cinco primeiras regras de segurança as principais formas de evitarmos o disparo indesejado: dedo fora do gatilho, controle de cano e, finalmente, conhecimento do funcionamento de sua arma.

Regra 6 - Mantenha sua arma sempre limpa para evitar panes;

Regra 7 - Certifique-se sempre de que sua arma está descarregada antes de limpá-la;

Regra 8 - Em casa, guarde sua arma em local seguro, de fácil acesso somente para você, evitando que outras pessoas possam pegá-la e manuseá-la;

Regra 9 - Fora de sua casa, caso possua porte para arma de fogo, o melhor lugar para guardar sua arma é junto ao corpo;

Regra 10 - Ao portar sua arma, faça de maneira segura em coldre apropriado;

    As regras 6 e 7 fazem menção clara dos cuidados que devemos ter com relação à limpeza da arma de fogo. Todas as armas, para que desempenhem, adequadamente, a função para a qual foram desenvolvidas e fabricadas, precisam necessariamente estarem limpas.
  Assim como devemos limpar nossa arma toda vez que efetuamos disparos, também precisamos limpá-la regularmente, mesmo sem a tê-la utilizado, isso devido ao fato de que, apesar de estar guardada pode acumular resíduos de qualquer espécie ocasionando panes. Destaco que ao realizar a limpeza, seja superficial, de primeiro ou segundo escalão, quando efetuamos a desmontagem parcial ou total da arma devemos sempre ter certeza de que está descarregada.
   As regras 8, 9 e 10 fazem alusão à maneira de guardar e de portar nossa arma de fogo. Quando estamos em nossa casa, devemos ter nossa arma guardada em um local que seja de conhecimento apenas nosso. Dessa forma, se houver necessidade de utilizá-la saberemos onde encontrá-la e outras pessoas não terão acesso à mesma. Muitos são os casos de pessoas atingidas por disparos de arma de fogo que, sem preparo ou conhecimento, pegam a arma e, por curiosidade, ao manuseá-la provocam o disparo.
   As pessoas que possuem porte de arma, ao sair com a mesma, devem observar o local onde a colocará, sendo mais indicado portá-la junto ao corpo e em coldre apropriado, evitando a queda e o acesso de outras pessoas à arma de fogo.

Regra 11 – Ao entregar ou receber uma arma de fogo, faça com ela aberta;

Regra 12 – A prática do tiro deve ser realizada em local adequado e seguro;

Regra 13 – Use somente a munição indicada para sua arma. Evite recargas de origem ou carga desconhecida e munições velhas ou com alterações no estojo ou no projétil;

Regra 14 – Caso ocorra uma “nega”, ou seja, uma percussão sem deflagrar a munição, mantenha a arma apontada para o alvo por alguns segundos;

Regra 15 – Evite atirar em superfícies rígidas ou líquidas;

Regra 16 – Carregue e descarregue sua arma com o cano apontado para um lugar seguro;

Regra 17 – Armas podem apresentar escapamento de gases e resíduos lateralmente, próximo ao cano. Evite que pessoas permaneçam nessa área durante o tiro;

    As regras 11 à 17 estão relacionadas à prática correta do tiro, estas enfatizam os cuidados que o atirador, necessariamente, precisa ter. Quando dizemos que devemos sempre entregar ou receber uma arma aberta, estamos afirmando que toda arma que se encontra fechada está potencialmente carregada. Por este motivo é importante realizar a verificação visual e tátil a fim de termos certeza de que a arma está descarregada.
   Da mesma forma, para realizarmos uma prática de tiro segura, precisamos sempre ter o cuidado de observar o local onde praticamos para que não tenham pessoas ou animais que possam ser atingidos ou superfícies rígidas ou líquidas que, dependendo do ângulo do impacto, provoquem o ricochete do projétil. E também, para que ninguém seja atingido pelos gases e resíduos que se desprendem lateralmente da arma.
    Quanto à procedência da munição, é importante sabermos sua origem, material utilizado e quantidade de carga, pois dependendo do modo como foi produzida ou armazenada pode provocar danos na arma ou mesmo no atirador. Além desse fato, pode ocorrer a falha ou retardo da deflagração, daí a importância de mantermos a arma apontada para o alvo mesmo após a “nega”.

Regra 18 –Em caso de queda da arma, antes de voltar a atirar, descarregue-a e verifique se o cano não foi obstruído e se não houveram avarias;

Regra 19 – Nunca puxe o gatilho para testar sua arma sem antes verificar se a mesma está descarregada;

Regra 20 – Sempre que necessário realizar algum reparo ou melhoria em sua arma, dirija-se à assistência técnica autorizada, ou a algum armeiro autorizado pelos órgãos competentes;

   As regras 18, 19 e 20 procuram alertar para procedimentos que devemos adotar quando necessitamos de manutenção ou conserto de nossa arma. Uma prática que deve ser realizada constantemente é a verificação da arma, estrutura, cano e mecanismo. Caso observe a necessidade de um conserto ou reparo da sua arma é imprescindível que a encaminhe para pessoas qualificadas e autorizadas para tal atividade. Muitas vezes o conserto “caseiro” pode provocar, além de um serviço mal feito, um risco à segurança do atirador.

Regra 21 – NUNCA utilize sua arma sob efeito de substâncias que diminuam sua capacidade de percepção, como álcool, drogas ilícitas e medicamentos;

Regra 22 – SEGURANÇA TAMBÉM É BOM SENSO.

   Por fim, as duas regras, 21 e 22, relacionadas ao uso consciente são bem claras. Toda substância que ingerimos, que possam alterar nosso estado físico e mental, são perigosas para o atirador e para os que estão próximos. Devemos estar cientes do que estamos fazendo ao praticar o tiro. A segurança depende do seu BOM SENSO.

   Ao final deste texto concluímos que se tivermos sempre em mente estas 22 regras, não precisaremos nos lamentar por um episódio indesejado. Seja qual for o motivo de termos uma arma de fogo ou de praticarmos o tiro, por diversão, para segurança ou porque a arma é o instrumento de trabalho, devemos constantemente zelar pelo seu uso seguro com base na observância de TODAS as Regras de Segurança.