Normas de conduta em estandes, linhas e campos de tiro


     Hoje abordaremos mais um tópico relacionado à Segurança. Quando estivermos em locais de prática de tiro, seja em estandes, linhas ou campo, devemos sempre ter em mente que podemos não estar sozinhos, motivo suficiente para termos consciência que não podemos e nem devemos expor as demais pessoas a riscos desnecessários.
     Com base neste pensamento, relaciono abaixo 6 (seis) condutas básicas que precisamos adotar quando estivermos praticando o tiro.

1 – Agir somente sob comando;

     Embora, muitas vezes, quem nos conduz em um exercício ou prova de tiro possua menos conhecimento que nós, referente a esta prática, devemos SEMPRE obedecer ao comando da pessoa que está conduzindo a atividade, seja um instrutor, um juiz de prova, ou mesmo apenas um conhecido. Agir sob comando significa um cuidado em dobro, uma vez que, durante a prática do tiro o condutor do exercício possui, além do nosso foco de visão, uma percepção geral do que ocorre.

2 – O silêncio é fator preponderante para segurança;

     Todo praticante de tiro tem uma noção clara do quanto é forte o barulho provocado pelos disparos. Além disto, a utilização do abafador de ruídos pode, em muitas vezes, dificultar a comunicação entre os atiradores, juízes ou pessoas que precisam se comunicar durante a prática do tiro. Por este motivo deve-se observar o silêncio durante a permanência em locais de tiro para que apenas a comunicação realmente necessária ocorra.

3 – Portar armas e munições adequadas à capacidade da linha;

     É importante observar a conduta acima descrita, pois cada local, para prática do tiro, possui características próprias no que diz respeito à acústica, quantidade de atiradores praticando ao mesmo tempo, calibres comportados, ângulos de disparo, exercícios possíveis, entre outras particularidades.

4 – Em caso de qualquer problema que ocorra durante a prática do tiro, permaneça de frente para o alvo com a arma apontada na mesma direção, levante o braço oposto para que o instrutor possa auxiliá-lo;

     Embora a maioria dos praticantes do tiro tenham conhecimento suficiente para resolver possíveis problemas que ocorram, é importante que, qualquer fato alheio a prática do tiro, torne-se de conhecimento da pessoa que está auxiliando o atirador.  Esta, por sua vez, deverá observar mais atentamente a segurança de todos os que estão próximos ao ocorrido.

5 – Vestir sempre os equipamentos de proteção individual como colete balístico, óculos de proteção e abafadores de ruídos;

     A prática do tiro não pode estar relacionada a danos à saúde do atirador ou pessoa que o auxilia. Quando usamos equipamentos de proteção individual, seja no trabalho ou em qualquer atividade que desenvolvemos no nosso dia a dia, buscamos a garantia da nossa segurança e integridade física. Igualmente esta ideia é aplicável ao praticante e ao espectador do tiro.

6 – Quando da prática do tiro com mais de um atirador em linha ao mesmo tempo, manter sempre o alinhamento com os outros atiradores.

     Quase todo ser humano possui o que chamamos de visão periférica ou tangencial. Esta visão é a que permite enxergarmos o que ocorre fora do foco principal, ou seja, são imagens que percebemos ao redor do nosso campo visual. Essa visão periférica garante ao praticante do tiro uma análise do que os demais atiradores estão fazendo, garantindo assim sua segurança.