Classificação das armas de fogo quanto ao sistema de acionamento


     Atualmente podemos dividir o sistema de acionamento de uma arma de fogo em quatro principais formas: ação simples, ação dupla, dupla ação e ação híbrida. Nestes quatro conceitos principais, frequentemente ocorre uma confusão entre as armas de ação dupla e as de dupla ação, uma vez que, no nome destas mudam apenas a ordem das palavras. Outro detalhe importante a destacar é referente à ação híbrida, pouco comentada na literatura do gênero.

Ação Simples

     As armas de fogo de ação simples são aquelas que no momento em que acionamos a tecla do gatilho ocorre apenas uma ação, ou seja, o disparo. Sendo assim, quando pressionada a tecla do gatilho, todo o mecanismo de disparo desta já estava armado e pronto.
     Para entender melhor, as armas de ação simples são aquelas em que ocorre a ação de armar o mecanismo de disparo independentemente ao movimento do disparo, da pressão na tecla do gatilho. Podemos citar alguns exemplos destas armas, tais como as espingardas, rifles, garruchas, alguns tipos de revólveres e de pistolas como as baseadas no modelo 1911 da Colt.


Ação Dupla


     Quando se fala em armas de fogo de ação dupla devemos ter em mente que estas necessitam que ocorram dois movimentos no momento do disparo. A pressão empregada sobre a tecla do gatilho faz com que o mecanismo de disparo se arme e se desarme. Isto é, quando pressionada a tecla do gatilho este movimento faz com que todo o conjunto de disparo se arme para posterior ao final do curso da tecla do gatilho se desarmar provocando o disparo.
     Um exemplo para este tipo de acionamento são as pistolas Taurus modelo Millenium, onde mesmo com o movimento do ferrolho após o disparo seu mecanismo não fica em ação simples.


Dupla Ação


     No sistema de acionamento de dupla ação ocorre uma mistura dos dois sistemas citados anteriormente. Ou seja, é permitido que a arma de fogo seja disparada tanto em ação simples, como em ação dupla, a escolha é do atirador ou da ocasião.
     Para este tipo de ação temos como exemplo os revólveres, onde para efetuar o disparo podemos tanto armar o mecanismo “puxando o cão” e deixando a arma em ação simples, ou também disparar com o cão em “repouso”, provocando desta forma a ação dupla.


Ação Híbrida


     São as armas em que a operação de armar o conjunto de disparo ocorre em duas etapas, antes e depois do disparo. As armas de ação híbridas apresentam as características básicas da ação simples e da ação dupla. Isto é, a arma possui uma única ação, porém, o mecanismo de disparo não fica nem totalmente em posição de descanso como nas armas de ação dupla e nem totalmente tensionado, como nas armas de ação simples.
     Na ação híbrida o mecanismo de disparo fica em um meio termo, dando ao atirador a segurança de uma arma de ação dupla e a facilidade no disparo de uma arma de ação simples. Exemplo destas armas são os modelos da empresa Glock.